ORIGEN, o rótulo dos produtos que respeitam o ambiente e a saúde das pessoas
Desde 1969, ano de criação da nossa empresa, a Baixens implementou diferentes ações com o objetivo de reduzir significativamente o impacto ambiental dos nossos produtos ao longo do seu ciclo de vida, desde a obtenção das matérias-primas até ao fim da sua vida útil, passando pelo fabrico, distribuição e utilização.
Da mesma forma, desde o nosso início, sempre tivemos muito claro que a saúde é um aspeto social no qual podemos e devemos ter um impacto como empresa. As nossas ações como parte da sociedade influenciam tanto a saúde dos nossos funcionários como a saúde de todas as pessoas, uma vez que a saúde ambiental e a saúde humana estão intimamente ligadas.
Todas estas ações tornaram-se, agora, uma realidade graças à implementação do selo ORIGEN para os nossos enchimentos e rebocos.
O selo ORIGEN engloba precisamente muitos dos nossos produtos emblemáticos, que se consolidaram no mercado graças ao seu carácter inovador e/ou eficaz e que têm vindo a melhorar a sua qualidade e qualificação ambiental graças às novas tecnologias utilizadas no nosso departamento de I+D+i.
Mas não são apenas os nossos produtos emblemáticos que irão incorporar este selo de sustentabilidade. Todos os nossos enchimentos e rebocos são elegíveis para o obter, desde que cumpram requisitos altamente exigentes em matéria de respeito pelo ambiente e pelas pessoas.
A qualidade dos produtos Baixens nunca foi posta em causa pelo nosso compromisso com o ambiente e a saúde das pessoas. A sua enorme eficácia, o carácter inovador de muitos deles, o mercado e os profissionais do setor são disso prova.
Assim, o selo ORIGEN é o reconhecimento de um trabalho que se baseia desde o início - em 1969 - em três pilares: a qualidade, o respeito pelo ambiente e o cuidado com a saúde das pessoas. Um selo que nasce com o claro compromisso de valorizar a essência da nossa marca, Baixens.
Qual é a contribuição do selo ORIGIN para o planeta?
Utilização de matérias-primas naturais em detrimento das matérias-primas sintéticas
A chamada “química sustentável” está no nosso ADN desde a nossa origem, optando sempre que possível por recursos naturais, pela redução de componentes tóxicos nas formulações e por níveis mais baixos de COV.
Utilização de tecnologias eficazes e eficientes
Deste modo, o nível de exigência dos produtos não é minimamente afetada. O nosso departamento de I+D+i trabalha intensamente na formulação de produtos ecologicamente avançados que, ao mesmo tempo, são da mais alta qualidade para o profissional.
Utilização de embalagens de plástico reciclado pós-consumo (PCR)
Estas embalagens são fabricadas a partir de resíduos de plástico provenientes do consumo doméstico, industrial, comercial e agrícola e, por sua vez, permitem a sua posterior reciclagem. Atualmente, 70% das nossas embalagens são deste tipo e prevê-se que atinjam 100% a muito curto prazo.
Instalação de painéis fotovoltaicos
Como resultado, 80% da energia utilizada em todos os nossos processos de fabrico provém de fontes renováveis. Numa segunda fase, já em curso, está prevista a instalação do resto dos painéis fotovoltaicos, de modo que 100% da energia utilizada pela Baixens seja renovável.
Redução da utilização de combustíveis fósseis
· Implementação de práticas “quilómetro zero”. Utilização de matérias-primas locais para reduzir o impacto ecológico do seu transporte.
· Renovação da nossa frota de camiões com tecnologia I-Save. A incorporação desta tecnologia reduz o consumo de combustível em operações de longo curso. Foi adquirida uma frota de veículos equipados com esta tecnologia em 2022.
· Renovação completa da frota de empilhadores elétricos. Os novos empilhadores estão equipados com baterias de lítio, o que os torna mais resistentes e amigos do ambiente, pois permitem um carregamento extrarrápido e não geram nem emitem qualquer tipo de gás poluente. Foi igualmente concebido para garantir a segurança dos nossos trabalhadores.
· Instalação de um posto de carregamento elétrico gratuito para trabalhadores, colaboradores, clientes...
Embalagens recicladas e recicláveis
-
01Um modelo de produção sustentável implica a integração das embalagens de plástico na economia circular, evitando, assim, que se transformem em resíduos.
-
02As embalagens PCR (reciclados pós-consumo) são feitas de plásticos reciclados e podem ser recicladas numa fase posterior.
-
03Em 2021, iniciámos o processo de incorporação de embalagens PCR na nossa linha de enchimentos e rebocos, bem como nas nossas linhas de impermeabilizantes e de tintas específicas e decorativas.
-
04Atualmente, 70% das nossas embalagens são deste tipo e prevê-se que atinjam 100% a muito curto prazo.
Os nossos certificados ambientais e sanitários validam-nos
Pode confiar nos nossos produtos porque são devidamente auditados e certificados por organismos externos.
SELO ECOLABEL
Trata-se de um rótulo ecológico acreditado, atribuído pela União Europeia a produtos e serviços que cumprem normas ambientais elevadas ao longo do seu ciclo de vida: desde a extração de matérias-primas até à produção, distribuição e eliminação de resíduos.
Atualmente, temos o selo Ecolabel para todas as nossas tintas ecológicas.
EMISSÕES DE COV
Temos o rótulo ambiental para emissões de ar interior classe A+ em grande parte dos nossos enchimentos. Este rótulo, obrigatório em França para produtos de construção e decoração, identifica os produtos (A+, A, B, C) em função das suas emissões de compostos orgânicos voláteis (COV).
ISO 14001
Asseguramos que as nossas atividades e produtos são amigos do ambiente, cumprindo os requisitos da Norma ISO 14001 de Gestão Ambiental.
Certificação obtida em 2010.
ISO 45001
Controlamos os riscos profissionais da nossa organização, melhorando o desempenho em matéria de saúde e segurança, cumprindo os requisitos da Norma ISO 45001 relativa à Saúde e Segurança no Trabalho.
Certificação obtida em 2013 (anteriormente OHSAS 18001).